Como scannear e editar imagem no kubuntu 10.04

Preciso scanear um documento e depois fazer uma edição da imagem no Kubuntu 10.04.

Beleza, passo 1: scanear.
Outro dia tive q fazer a mesma coisa no w7 e foi só conectar a hp c3180 que o w7 reconheceu, aí só precisei escrever “scan” no menu que já apareceu o aplicativo para scanear. Vamos ver como o kubuntu faz, conectei, reconheceu a impressora sem problema, vou scanear, epa, não tem programa para scanear. Devem ter cortado do cd para poupar espaço ( faz tempo que eu acho que a Canonical devia ter uma edição com mais programas intalados automaticamente ), como chamava o programa q escaneia mesmo? Vamos lá google…

Notícias novas [1], parece que tem um aplicativo do kde4 para scanner, chamado ‘skanlite‘, testado e aprovado, serve pra scannear direitinho.
Outras opções são o ‘xsane‘ ( era esse q eu havia esquecido o nome ) e o ‘gimp2.0-quiteinsane‘, a vantagem do último é que é integrado ao GIMP, testei e cumpre a função também.

Conclusão: qualquer um dos 3 softwares faz o básico, que é só o que preciso e usei.

Não doeu nada, passo 2: Editar a imagem.

Aiaiai, não vem mais o GIMP nos ubuntus, e nenhum dos softwares básicos (okular, gwenview, f-spot) editam as imagens, até servem para o crud (cortar, rodar, u?, dimensionar), mas para algo mais só conheço o GIMP mesmo. Pena q o tuxpaint não abre uma imagem, acho que serviria para várias coisas.

Então, como já instalei o gimp2.0-quiteinsane, vou de gimp mesmo.

Quase bom, quero colocar uma setinha na imagem mas com o lápis ficou muito feio (bem q o gimp podia ter uma maneira fácil de colocar clip-art como no tuxpaint). ¿Será que tem algo no repositório? Hehehe, tem um pacote chamado ‘openclipart-png’, depois de instalado as imagens ficam em ‘/usr/share/openclipart/png/’, mas são bem feinhas. Lembrei de um site que tem ícones grátis e diferente da maioria dos sites de ícones, estes são bonitos: Icons Etc [2]. Problema resolvido.

É, até que não foi difícil, acho que vale uma blogada, faz tempo que não escrevo nada. ¿Alguma opinião ou dica de outros programas?

[1] http://kubuntuforums.net/forums/index.php?topic=3104909.0
[2] http://icons.mysitemyway.com/


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *